Atacado Fernandes premiado no “Top of Mind”, edição 2016

Atacado Fernandes entre as marcas com maiores índices de lembranças do consumidor corumbaense na pesquisa “Top of Mind”

Pesquisa que revela marcas líderes na lembrança dos consumidores corumbaenses, e uma vez mais confere a Família Atacado Fernandes o prêmio de “MÉRITO EMPRESARIAL” de 2016 no setor supermercadista.

“A família Atacado Fernandes agradece o reconhecimento em mais uma edição do “Top of Mind”. O reconhecimento somente é possível com o apoio da comunidade corumbaense e o empenho dos nossos colaboradores.”

O Atacado Fernandes vem sendo lembrado por seus clientes há cinco edições consecutivas da pesquisa, demostrando a consolidação da marca.  Nesta edição, o Atacado apareceu como o supermercado mais lembradas pelo consumidor, atingindo índice de mais de 50% dos consumidores em seu segmento, índices que a destacaram na pesquisa entre as marcas mais notadas no comércio de Corumbá.

O QUE É O PRÊMIO “TOP OF MIND”
O curso de Administração/CPAN/UFMS com o intuito de prestar um serviço ao mercado da região desenvolve a pesquisa Top of Mind de marcas líderes na lembrança dos consumidores corumbaenses.  Trata-se de uma pesquisa de marketing básica que tem a curiosidade intelectual como principal motivação e a compreensão como principal objetivo, desenvolvida por professores e acadêmicos do curso de Administração/CPAN, sob a coordenação do prof. Roberto Galeano, visando ampliar, desenvolver ou aprofundar seus conhecimentos de pesquisa e marketing.

O estudo tem como objetivo avaliar a percepção da marca aos olhos do cliente, relacionada a alguns segmentos de produtos e serviços ofertados em Corumbá, tendo como ferramenta a pesquisa de top of mind.

Pelo oitavo ano consecutivo a pesquisa é realizada, nesta edição contou com a parceria com o SINDIVAREJO e a FECOMÉRCIO MS, a pesquisa Top of Mind, Edição 2016, do curso de Administração/CPAN buscou captar a lembrança espontânea sobre as marcas/nomes de empresas que estão na mente dos consumidores da região.

O método empregado foi o quantitativo por meio de entrevistas pessoais com base em um questionário estruturado contemplando questões de lembranças de marcas de 32 categorias de produtos e serviços oferecidos em Corumbá, como bens de consumo duráveis, não duráveis e serviços.

Os entrevistados foram abordados em suas residências e solicitados a responder um questionário. A pergunta “Quando eu falo em (citar o segmento) qual o nome que lhe vem em primeiro lugar à cabeça?” que revela o Top do Top of Mind, foi usada para todos os segmentos. A pesquisa leva em conta a espontaneidade das respostas dos entrevistados, ou seja, o respondente não é estimulado com opções de respostas.

As coletas dos dados foram realizadas entre os dias 24 de setembro a 02 de outubro de 2016.

O universo de entrevistados foi constituído por pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 70 anos, de todas as classes sociais (A/B, C e D/E), proporcional à população das regiões definidas em plano amostral, residentes e domiciliadas em Corumbá.

Para atingir os objetivos propostos pelo estudo, foram realizadas entrevistas com uma amostra de 451 pessoas residentes e domiciliadas nos bairros Aeroporto/Dom Bosco, Universitário/Maria Leite, Popular Nova/ Popular Velha/Cristo, Nova Corumbá/Conjuntos e Centro da cidade de Corumbá. Quanto ao perfil dos entrevistados, estes estão distribuídos por sexo: feminino (54,3%) e masculino (45,7%); por faixa etária: de 16/21a (13,7%), de 22/31a (17,3%), de 32/55a (37,3%), e mais de 55 anos (31,7%). Quanto ao nível de escolaridade: ensino fundamental (32,6%), ensino médio (48,3%), ensino superior (16,9%) e pós-graduado (2,2%).

O levantamento foi realizado por 32 (trinta) acadêmicos dos primeiro, terceiro e quinto semestres do curso de Administração, devidamente orientados e acompanhados por 4 (quatro) professores do curso, no treinamento e levantamentos de campo. A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de aproximadamente 4%, para mais ou para menos dentro de um intervalo de confiança de 95%. Isto significa que se fossem feitos 100 levantamentos simultâneos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

Seus resultados ocasionam a realização do prêmio “MÉRITO EMPRESARIAL”, onde, as empresas que se destacaram, na opinião dos consumidores, recebem um troféu e um certificado, como reconhecimento da força de sua marca, no período. A premiação, criada em 2009 por iniciativa do curso de Administração/CPAN, sempre em parceria com entidades representativas do comercio local, se mostra cada vez mais forte e mais importante para o setor empresarial da cidade.  Afinal, que empresa não quer ter a sua marca como a mais reconhecida pelos consumidores dentro do seu segmento de mercado?

O evento para a entrega do prêmio “Mérito Empresarial” foi realizado no dia 22 de novembro de 2016, no Anfiteatro “Dr. Salomão Baruki” /CPAN.
O evento que reuniu associados das entidades parceiras, empresários e executivos de diferentes segmentos de empresas da região Oeste, marca um momento de celebração e reconhecimento a companhias e profissionais que conseguiram conquistar o lugar mais estratégico da disputa por mercados: a mente do consumidor. 

Em Destaque
As marcas com maiores índices de lembranças foram a TV MORENA/GLOBO, com 70,5%, a seguir vem a loja de material de construção WANDERSON, com 64,3%, a GAZIN, com 61,6%, Livraria SANTO ONOFRE, com 59,6% das citações, em seus segmentos. Também obtiveram índices acima dos 50% o ATACADO FERNANDES, com 51,4%, a Tecelagem AVENIDA, com 50,1% e a Farmácia SANTA ANTONIO com 52,1%.  A UNIPAV se destacou no Top Meio Ambiente.

Fonte: Site UFMS

Confira os textos de divulgação das demais edições do prêmio em que o Atacado Fernandes foi destaque na memória do consumidor:
Edição 2016
Edição 2015
Edição 2014
Edição 2013
Edição 2012